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DirtAction

Race Test - Kawasaki KX 450 2023


Fotos Idário Café

Modelo vencedor da marca quando esteve nas mãos do americano Eli Tomac, a KX450 2023 não trouxe mudanças, mas temos que concordar que o modelo anterior apresentava um bom desempenho. Então, por que alterar? Acompanhe a nosso primeiro contato com o novo modelo desta motocicleta vencedora. Em 2019, a Kawasaki alterou totalmente sua KX450, quando recebeu novo motor, chassi, partida elétrica, embreagem hidráulica e acesso ao filtro de ar pela lateral esquerda. O modelo impressionou e, nas mãos do americano Eli Tomac, garantiu vitórias nos campeonatos americanos de supercross e motocross. Depois de quatro anos recebendo alguns refinamentos, o modelo 2023 é praticamente o mesmo que o anterior. Se podemos deduzir que a marca está contente com o desempenho da sua 450cc? Claro que alguns esperavam alguma grande mudança na KX, mas a marca decidiu adiar a nova geração do modelo. A fábrica já está trabalhando no novo projeto, que inclusive foi visto no campeonato japonês. Trata-se de modelo de fábrica com alterações significativas no motor e no chassi, apesar de apresentar os mesmos plásticos do modelo atual. Então, podemos esperar novidades, mas isso deve acontecer na próxima linha, no máximo em 2025. Portanto, vamos recordar o que oferece a 450cc da Kawasaki, que informa que o modelo principal da linha motocross 2023 foi construído com componentes vencedores de corridas para ajudar a levar seus pilotos ao degrau mais alto do pódio. Ajustado para melhor se adequar aos pilotos experientes, o motor de quatro tempos de 449 cc com arrefecimento líquido possui potência abundante, juntamente com um quadro estreito de alumínio, suspensão Showa Kit A, embreagem hidráulica de mola de disco cônico e partida elétrica.


O motor utiliza entradas derivadas diretamente da equipe de corrida Monster Energy Kawasaki, produzindo potência máxima e uma curva de torque que facilita a entrada no acelerador mais cedo. Um design leve de atuação de válvulas vem da tecnologia de corrida de estrada de alto nível da Kawasaki e engenheiros da Mundial de Superbike, permitindo válvulas de maior diâmetro e perfis de cames mais agressivos. A transmissão apresenta cinco velocidades, com relação estreita. Ela também oferece controle de largada eletrônico e três plugues de mapeamento – preto (Hard), branco (Soft) e verde (Standard) –, sistema que poderia ter sido alterado na versão 2023, com seletor no punho substituindo os plugues, como encontramos nos modelos das marcas concorrentes, permitindo mudanças mais rápidas e simples – e com ajuste via Wi-Fi ou Bluetooth. Outro ajuste que não encontramos na KX é o botão de controle de tração. O chassi de alumínio tem design fino e, segundo a marca, proporciona curvas precisas através de uma excelente sensação frontal e agilidade em altas velocidades. A construção leve do quadro é composta de peças forjadas, extrudadas e fundidas, enquanto o motor é usado como um membro estressado e aumenta o equilíbrio da rigidez do quadro.


No sistema de suspensão, a KX450 oferece garfo dianteiro de 49 mm com mola helicoidal, com tecnologia Kit A de alto desempenho. Os tubos internos de grande diâmetro apresenta a mesma dimensão dos encontrados nas máquinas da equipe de fábrica da Kawasaki, e permitem o uso de grandes pistões de amortecimento para ação suave e amortecimento firme. Na traseira, um novo sistema de ligação Uni-Trak está ligado ao amortecedor traseiro Showa Compact Design, também com tecnologia Kit A.


Para a frenagem desta rápida motocicleta, disco dianteiro de 270 mm em forma de pétala, da renomada fabricante Braking, assim como o disco traseiro, de 250 mm e mesmo formato do dianteiro. Quanto ao posicionamento, a Kawasaki manteve o sistema Ergo-Fit, graças ao seu sistema de montagem ajustável no guidão e pedaleiras, que se adequa a uma maior variedade de pilotos e estilos de condução. O guidão Renthal Fatbar com estilo de fábrica possui suportes ajustáveis de quatro vias, com 35 mm de ajustabilidade. E as pedaleiras apresentam dupla posição de montagem, com a posição mais baixa reduzindo a configuração padrão em 5 mm. Outro fator importante é que a KX450 é um produto nacionalizado. O preço sugerido é R$ 61.640 (sem frete), o mais barato disponível no mercado nacional nesta cilindrada. E ela já está nas concessionárias da marca.


E nós tivemos a oportunidade de acelerar esta novidade nacional. Acompanhe a seguir nosso teste completo com a nova KX450, uma motocicleta que coleciona títulos no circuito americano. ACELERANDO A KX450 2023 - As primeiras unidades da novo modelo chegaram nas mãos dos pilotos no início de dezembro passado, e nós tivemos a oportunidade de colocar as mãos na novidade, apesar do tempo não ter ajudado, afinal de contas a chuva vem aparecendo quase todo dia nessa época do ano. Mesmo assim, conseguimos encontrar uma brecha e partimos para a tradicional pista do Centro de Treinamento Ibox 28, com a colaboração da Master Motos Kawasaki de São José do Rio Preto e a pilotagem do Rogério Louro, que nos passou suas impressões. "Eu tinha uma Kawasaki KX450 2022 e o novo modelo é praticamente a mesma motocicleta, não trazendo nenhuma alteração. Mas posso dizer que ela possui um grande desempenho. O motor oferece potência com respostas rápidas e agradáveis, realmente com uma boa distribuição de potência e sem hesitação, entregando a quantidade adequada para qualquer situação. O motor é progressivo e bem utilizável, com acelerações sem susto atendendo qualquer nível de piloto, do iniciante ao experiente. A embreagem hidráulica recebeu modificação, com a utilização da 'arruela Belleville' de grande diâmetro, o que deixou o pacote mais uniforme e com maior pressão e tornando o acionamento mais suave.



A Kawasaki manteve o mapeamento por plugues e, depois de utilizar os três, preferi o verde (standard), que deixa a motocicleta melhor em pistas travadas, o tipo mais comum no Brasil. Achei que o plugue branco deixou o motor muito forte e que com o preto perdeu bastante a baixa. O garfo apresenta funcionamento bem macio, afundando rapidamente, talvez até mais que o desejado, mas nada que algum acerto não resolva. Mesmo assim, ele mantém a roda no chão. Talvez os pilotos iniciantes gostem do seu comportamento, mas acho que os mais experientes vão achar o funcionamento macio demais. O amortecedor traseiro responde bem, com bom funcionamento. Com pequenos ajustes, ele gerou boa tração, notada principalmente nas saídas de curva. Gostei do comportamento dos freios, que permitem abusar um pouco mais nas entradas de curva.



A KX450 é uma motocicleta ágil, com excelente posicionamento, graças ao design plano do banco e tanque de combustível, permitindo que você se movimente sobre a motocicleta com muita rapidez e agilidade. Resumindo, a motocicleta é praticamente a mesma do ano passado, mas continua excelente para todos os níveis de pilotagem. E com os novos preços das motocicletas 2023, a KX450 está mais acessível, apesar do aumento se comparado com o modelo 2022", finaliza Rogério. ESPECIFICAÇÕES Motor: monocilíndrico, 4V, DOHC, refrigeração líquida Cilindrada: 449 cc Alimentação: injeção eletrônica, 44 mm Transmissão: 5 velocidades Chassi: perimetral em alumínio Suspensão dianteira: 49 mm de diâmetro, 305 mm de curso Suspensão traseira: Uni-Track, 307 mm de curso Freio dianteiro: disco semiflutuante, 270 mm de diâmetro Freio traseiro: disco, 250 mm de diâmetro Tanque: 6,2 L Peso (total): 109,4 kg






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