Honda no Dakar
Houve uma dupla celebração hoje na Arábia Saudita com um segundo pódio duplo consecutivo no Rally Dakar para a Monster Energy Honda HRC, com Tosha Schareina e Adrien Van Beveren conquistando o segundo e terceiro lugares na 47ª edição do mundialmente famoso evento.
7.453 quilômetros se resumiram a um emocionante final na Arábia Saudita. A ação de hoje fechou a cortina do que foram duas semanas épicas de rally-raid em toda a Península Arábica.
Em apenas seu quarto Dakar e nunca tendo terminado entre os dez primeiros antes, Tosha Schareina teve um desempenho brilhante ao longo dos 13 dias de corrida para conquistar um fantástico segundo lugar ao empurrar o vencedor deste ano, Daniel Sanders, até o final, onde apenas 8'50" os separavam após 53 horas de competição. Depois do Dakar do ano passado, quando Schareina caiu na primeira etapa, resultando em uma fratura no pulso, foi uma reviravolta incrível para o jovem espanhol. Com um ponto a provar, o vencedor da etapa 11 deste ano permaneceu calmo e controlado nas enormes dunas de ontem, onde tirou impressionantes sete minutos de Sanders, provando que poderia absorver a pressão quando precisava. Tendo visto seus ídolos correrem no rali mais famoso do mundo quando era mais jovem, Schareina foi capaz de realizar seu sonho de não apenas competir contra eles, mas também subir ao pódio como o melhor colocado da Monster Energy Honda HRC.
Adrien Van Beveren conquistou dois pódios consecutivos em terceiro lugar, enquanto o experiente francês também conquistou sua sexta vitória em etapas do Rally Dakar. Entrando no ritmo na segunda semana, o vice-campeão do Campeonato Mundial de Rally-Raid de 2024 conseguiu manter Luciano Benavides atrás de si para que pudesse comemorar com a companheira de equipe Tosha Schareina no pódio. Em uma missão até o final durante o sprint de 54 minutos pelas dunas, o maestro da areia terminou a etapa final como o melhor piloto do Rally GP, apenas dois segundos atrás do eventual vencedor da etapa, o piloto do Rally 2 Michael Docherty.
Depois de regressar de uma fratura da tíbia após uma queda no Rallye Du Maroc, que terminou a temporada de 2024, o campeão do Dakar de 2020 e 2024, Ricky Brabec, mostrou-se feliz com o seu desempenho durante o Rally, durante o qual acrescentou mais uma vitória de etapa às dez que já alcançou até agora. Embora o objetivo original do americano fosse conquistar títulos consecutivos no Rally Dakar, seu quinto lugar e a vitória na sexta etapa foram um desempenho sensacional, considerando que ele não havia voltado para sua Honda CRF450 RALLY até novembro.
Brabec cruzou a linha de chegada em uníssono com outropiloto que retornava de lesão, o compatriota americano Skyler Howes, que competiu pela última vez em uma rodada do Campeonato Mundial de Rally-Raid em junho no Desafío Ruta 40. Correndo em seu sétimo Rally Dakar, sua sexta posição geral não refletiu em como ele manteve o ritmo regularmente com os primeiros colocados e, embora um pouco frustrado com seu desempenho, ele já está ansioso para voltar mais forte para as próximas rodadas desta temporada.
À medida que o culminar de duas semanas de rali nas imensas paisagens da Arábia Saudita chegou ao fim, o Campeonato Mundial de Rally-Raid continuará com Abu Dhabi recebendo os pilotos da Monster Energy Honda HRC em pouco mais de um mês.
Comments