Garcia garante mais uma vitória no Mundial de Enduro
Josep Garcia, da Red Bull KTM Factory Racing, manteve a liderança no Campeonato do Mundo de EnduroGP com a vitória nas categorias EnduroGP e Enduro1 na ronda quatro na Itália. O espanhol teve uma vitória dominante em ambas as categorias no primeiro dia em Bettola.
Aguardando ansiosamente a quarta rodada na Itália, Garcia fez questão de se consolidar ainda mais no topo da classificação do EnduroGP com sua KTM 250 EXC-F. Com três vitórias em seis partidas já garantidas em 2024 até aqui, o espanhol não perdeu tempo em bater na frente do pelotão logo no primeiro dia.
Claramente gostando do Cross Test de alta velocidade, enquanto o apoiava com os tempos mais rápidos tanto no Xtreme Test quanto no Enduro Test, ele construiu uma vantagem confortável. Terminando o seu dia com o tempo mais rápido no Cross Test final, o piloto da KTM garantiu uma margem de vitória de 10 segundos em EnduroGP, juntamente com uma vitória muito saudável de 44 segundos em Enduro1.
Apesar da noite pesada, Garcia estava determinado a lutar por uma vitória dupla novamente no segundo dia na Itália. Infelizmente, um erro caro no teste de enduro de abertura, lutando a partir da 28ª posição, ele correu para voltar a subir na tabela de classificação para chegar ao terceiro lugar geral após seis de oito testes especiais concluídos.
Sem conseguir ganhar mais tempo sobre os líderes, Josep acabou tendo que se contentar com o terceiro lugar no EnduroGP, enquanto terminou como vice-campeão no Enduro1. Limitando de forma excelente qualquer dano no segundo dia, Josep lidera a classificação do EnduroGP com 10 pontos, e agora está seis pontos à frente no Enduro1.
Andrea Verona, da GASGAS Factory Racing, voltou à ação do EnduroGP com um estrondo na quarta rodada, conquistando a vitória geral em casa no segundo dia e completando o pódio do Enduro2 nos dois dias. Depois de uma pausa de seis semanas no calendário do Campeonato Mundial de EnduroGP da FIM, o craque italiano de enduro deu um show diante de legiões de fãs leais em Bettola para ampliar ainda mais sua liderança no campeonato de Enduro2 e manter o segundo lugar na classificação geral do EnduroGP.
A quarta rodada da temporada 2024 do EnduroGP foi especial para Andrea Verona, da GASGAS Factory Racing, marcando seu GP em casa em Bettola, na Itália. Entrando em ação na noite de sexta-feira para o Super Teste, Verona contou com o apoio da torcida apaixonada, mas infelizmente um erro caro o afastou do topo da tabela de tempos.
Andrea entrou forte desde a largada na manhã de sábado, vencendo a primeira prova. Seguiu-se um misto de resultados de testes, com alguns erros a custarem ao italiano a vitória geral. Estimulado pela multidão e ganhando força com o passar do dia, Verona guiou sua EC 350F para a vitória na classe Enduro2 com um terceiro lugar no EnduroGP.
Animado após um dia forte, Andrea voltou à batalha no domingo pronto para mostrar quem manda em casa. Apesar da chuva torrencial ter causado mudanças significativas nos testes especiais, o piloto de 25 anos não se intimidou e enfrentou as condições difíceis com velocidade e habilidade inacreditáveis. Ficando entre os dois primeiros em quase todos os testes, a consistência de Verona ao longo do dia valeu a pena ao conquistar sua segunda vitória geral no EnduroGP da temporada, para a alegria das hordas de fãs italianos.
Liderando a classe Enduro2 pela sexta vez consecutiva em 2024, Verona agora está a impressionantes 39 pontos de seu rival mais próximo. Ele também mantém o segundo lugar geral na classe EnduroGP com três rodadas restantes.
Josep Garcia: "Foi um bom fim de semana na Itália. Estou muito satisfeito com a minha vitória no sábado e, embora não tenha conseguido repetir no domingo, ainda andei muito forte. As condições climáticas a cada dia eram tão diferentes. Seco e empoeirado no primeiro dia, molhado e lamacento no segundo dia. Todos os dias minha velocidade era boa. Indo para a quinta rodada, ainda estou liderando as duas classes, então espero aproveitar isso na Eslováquia e manter esse bom momento."
Andrea Verona: "Vencer a geral no segundo dia no meu GP em casa é uma sensação inacreditável! Lutei o dia todo pela vitória e consegui fazer uma diferença decente. Quase perdi quando bati perto do final do dia, mas fui a todo vapor no teste final e consegui voltar ao topo! Sábado foi um dia de altos e baixos, com alguns bons resultados, mas cometi muitos erros. No geral, estou super feliz por ter vencido em casa e o apoio da torcida tem sido incrível, fez toda a diferença".
Classificação do Campeonato (Após a 4ª rodada)
EnduroGP - Dia 1
1. Josep Garcia (ESP), KTM, 1:12:21.62
2. Brad Freeman (GBR) Beta, 01:12:31.89
3. Andrea Verona (ITA) GASGAS, 01:12:48.38
EnduroGP - Dia 2
1. Andrea Verona (ITA) GASGAS, 42:11.34
2. Steve Holcombe (GBR) Honda, 42:11.80
3. Josep Garcia (ESP) KTM, 42:33.81
Enduro1 - Dia 1
1. Josep Garcia (ESP) KTM, 1:12:21.62
2. Steve Holcombe (GBR) Honda, 01:13:06.50
3. Zach Pichon (FRA) Sherco, 01:14:37.04
Enduro1 - Dia 2
1. Steve Holcombe (GBR) Honda, 42:11.80
2. Josep Garcia (ESP) KTM, 42:33.81
3. Zach Pichon (FRA) Sherco, 43:11.91
EnduroGP
1. Josep Garcia (ESP) KTM, 144pts
2. Andrea Verona (ITA) GASGAS, 134pts
3. Steve Holcombe (GBR) Honda, 128pts
Enduro1
1. Josep Garcia (ESP) KTM, 151pts
2. Steve Holcombe (GBR) Honda, 145pts
3. Zach Pichon (FRA) Sherco, 112pts
Dia 1 – Enduro2
1. Andrea Verona (GASGAS) 01:12:48.38
2. Nathan Watson (Beta) 01:13:36.55
3. Jed Etchells (Fantástico) 01:14:51.91
Dia 2 – Enduro2
1. Andrea Verona (GASGAS) 42:11.34
2. Matteo Pavoni (Husqvarna) 43:16:34
3. Samuele Bernardini (Honda) 43:18.05
Enduro2
1. Andrea Verona (GASGAS) 157 pts
2. Nathan Watson (Beta) 118 pts
3. Samuele Bernardini (KTM) 116 pts
Commentaires