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Entrevista - Chase Sexton

DirtAction

Ele foi campeão do supercross 450cc em 2023 e do motocross 450cc em 2024, mas acabou se lesionando no final do Mundial de SuperMotocross. Mesmo com pouco tempo para se preparar para o AMA Supercross 2025, ele venceu a abertura e parecia mais confortável com sua motocicleta, chegando a liderar o campeonato, mas nas provas seguintes teve problemas e quedas que o tiraram da liderança do campeonato. Tivemos a oportunidade de conversar com o Chase Sexton, que nesta entrevista fala sobre a pré-temporada, o treinamento com os companheiros de equipe, as vitórias e outros assuntos.


DA - Penso que a maior questão para você neste início de temporada é sobre a configuração da moto e como está se sentindo para 2025. Sabendo que você trabalhou muito no ano passado com o novo quadro, como se sente agora com a nova configuração de suspensão? É o que estava procurando?

SEXTON - Sim, está muito melhor do que no ano passado. Obviamente, estou no segundo ano com a moto, o segundo ano na equipe, então, meio que sabemos do que eu gosto. Sei como tirar algumas coisas da moto, do que preciso, e tem sido um processo muito melhor. No ano passado eu consegui treinar muito mais, dar muito mais voltas, em vez de apenas testar. Sim, estamos com um bom acerto e estou animado para a nova temporada. No ano passado, testamos tudo: motor, garfo, amortecedor, engrenagens, tudo. Mas neste ano nós temos muito poucas coisas que realmente precisamos trabalhar.


Você teve uma boa pré-temporada e também aproveitou o tempo para relaxar, surfar e tudo mais. Especialmente pra você, que gosta de treinar e estar relaxado, como isso ajuda no seu trabalho?

Sim, é bom. Eu me machuquei no último SuperMotocross, e tive duas semanas extras para relaxar, que era muito necessário, pois tive um longo ano, vencendo o motocross e lutando no SMX. Então, foi bom e fiz muita coisa, muito surfe, fui para o Havaí, joguei muito golfe. Honestamente, tive boas e relaxantes férias.



Você esteve treinando com seus companheiros de equipe na Califórnia, e depois retornou para sua casa na Flórida. Como foi essa presença na Califórnia?

Fiquei na Califórnia para as primeiras quatro corridas e voltei para casa depois de Phoenix (Arizona). Eu e meus companheiros de equipe somos um grupo bem normal, sempre corremos juntos na Flórida, assim como os outros pilotos com o Aldon Baker. Estar na Califórnia é um pouco diferente, sempre gosto dessa parte do ano, porque estar sempre na Flórida é meio que sempre a mesma coisa. Estar na Califórnia é legal, gosto de estar aqui com a equipe, de mudar o cenário. E é divertido.


Como foi vencer a etapa de abertura do AMA Supercross, em Anaheim?

É bom e legal vencer o Anaheim 1 (A1), é uma corrida sensacional e superei Ken (Roczen) e Jason (Anderson). Me diverti e jogo foi a meu favor. Tivemos muito trabalho na pré-temporada e tem sido bom. Não planejo me contentar tão cedo e não foi uma corrida perfeita, há coisas que posso melhorar. Mas foi bom sentir a fluidez novamente, não sentia isso desde 2023. Eu sabia onde estava e que tinha boa velocidade. Estou mais maduro e posso dar voltas sem cometer erros. Não me senti confortável no ano passado, mas me diverti muito na pista esta noite e venci a primeira prova. Kenny e eu compartilhamos o pódio muitas vezes, mas foi diferente dessa vez, foi realmente especial. Tenho 25 anos e esta é a minha oitava temporada, mas você não sabe como será até chegar lá. Fizemos algumas boas mudanças na segunda e terça-feira, foi muito bom. Acho que estamos perto na parte da velocidade e a consistência está muito melhor do que em 2023. Me senti bem hoje e acho que posso ser mais rápido. Parei a moto duas vezes esta noite, então preciso corrigir isso. Perdi uma sequência e simplesmente parei na corrida. Ganhei a bateria (heat 2), ganhei a prova principal e fui melhor do que no ano passado.


Você está diferente da pré-temporada passada? Já não se preocupa tanto com as pequenas coisas?

Sim, já me disseram que pareço mais positivo este ano. Ano passado, houve muita pressão, e quando você faz uma mudança, você quer ser melhor. Senti que não fui melhor ano passado do que nos anos anteriores, então foi difícil superar isso mentalmente. Este ano eu tirei esse peso das costas e sinto que evoluí como pessoa e como piloto e que estou pronto para atacar neste ano. Normalmente, sou uma pessoa bem positiva. Mas é difícil esconder que você não está tendo sucesso no que está fazendo, especialmente se por um ano inteiro, como no ano passado. Quando você vai para uma corrida, há pessoas ouvindo o tempo todo o que você diz, então não dá pra fingir o ano todo. Acho que se deve mostrar o que está sentindo, sempre fiz isso, seja bom ou ruim. Me meti em problemas algumas vezes, mas acho que este ano estou em mentalmente melhor. Estou mais experiente e mais maduro. A cada ano você melhora, então sim, estou em uma boa posição. Estou feliz.


Acredita que as lições aprendidas no motocross e SMX do ano passado irão contribuir para este ano?

Sim, acho que a coisa mais importante para mim agora é recuperar a velocidade de 2023 e também minhas largadas. No motocross e SMX, eu começava atrás e tornava minha vida muito mais difícil, então demos uma grande ênfase nas largadas. A questão da velocidade não é a coisa mais difícil de recuperar, virá naturalmente. Mas a coisa mais importante é sair na frente e estar em uma posição que possa fazer as coisas acontecerem cedo. É mais fácil administrar a corrida quando se está na frente, então é preciso ter boas largadas e recuperar um pouco daquela velocidade.


E o que aconteceu na última etapa, em Indianápolis?

De volta ao pódio e à noite foi boa no começo, com a vitória na Heat. Na Main Event, a linha que eu estava pegando na sessão de areia simplesmente sumiu e eu perdi a frente, o que é bem fácil de fazer, especialmente quando você entra naquela terra de argila. Levei quatro ou cinco voltas para voltar ao meu ritmo, o que consegui, mas quando consegui, faltavam apenas duas voltas. É uma pena, mas é corrida. Agora temos uma semana de folga para nos reagrupar e voltar para Birmingham forte. Normalmente, quando volto da pausa na temporada de Supercross, costumo estar melhor, então espero poder fazer isso de novo e recuperar um bom momento do meu lado.


Fotos Guilherme Lima

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