Ducati Desmo450 MX - lançado modelo de série
- DirtAction
- há 22 horas
- 3 min de leitura

Um dia histórico para o fabricante de Borgo Panigale: a Ducati apresenta a Desmo450 MX (modelo de série), a primeira moto de motocross de sua história. Uma moto que nasce seguindo a filosofia que sempre guiou a Ducati: experimentar e testar soluções em competições de corrida para depois disponibilizá-las em motos de produção, aproveitando neste caso também a experiência adquirida pela Ducati Corse em MotoGP e Superbike.
O protótipo desta motocicleta, já estava sendo utilizado pela fábrica desde o ano passado, no campeonato italiano, onde conquistou o título da MX1 com Alessandro Lupino, e nesta temporada, participa do MXGP.
A Ducati informa que conseguiu criar uma moto leve e confiável, com um motor de distribuição Desmodrômica de alto desempenho e equipamento eletrônico que é a referência na categoria. A Desmo450 MX é, portanto, capaz de amplificar as habilidades de pilotagem dos pilotos, sejam eles profissionais ou amadores, oferecendo a confiança que lhes permite ultrapassar seus limites. Uma moto que, graças à entrega de potência do motor, chassi e eletrônica inovadora, é capaz de oferecer alto desempenho com esforço físico reduzido.
A Desmo450 MX é o primeiro modelo de uma gama completa de motos off-road especializadas, projetadas para levar a empresa Borgo Panigale a novos mundos, falar com novos motociclistas e, portanto, fazer crescer a comunidade Ducatisti. “Nos últimos 18 meses, muitas pessoas me perguntaram por que a Ducati decidiu entrar no mundo das corridas off-road profissionais. A resposta é simples: a Ducati é uma empresa saudável que gera recursos, portanto, tem a oportunidade de crescer ao se abrir para um novo segmento de entusiastas”, disse Claudio Domenicali, CEO da Ducati Motor Holding. “Olhamos ao redor, buscando a singularidade importante da nossa cultura corporativa e encontrando aquela que acredito que caracteriza a Ducati como talvez nenhuma outra empresa: a proximidade entre o mundo das corridas e o mundo das motos de produção. E descobrindo, ao mesmo tempo, que temos um recurso incrível dentro de nós na forma de tantos entusiastas do off-road nos vários departamentos. Tudo isso nos permitiu apresentar a Desmo450 MX hoje: uma moto fácil e de alto desempenho, para amadores e profissionais, que desenvolveremos constantemente por meio da atividade esportiva nos mais altos níveis, apoiando-a graças a uma rede de vendas que fala a linguagem dos entusiastas do motocross e realmente entende todas as suas necessidades.”

A Desmo450 MX foi projetada em torno do motor monocilíndrico de 449,6 cc com distribuição Desmodrômica e representa uma exclusividade no panorama off-road especializado, oferecendo a possibilidade de explorar cada relação ao máximo, no início e entre as curvas, graças a uma entrega particularmente favorável, que combina torque em baixas e médias rotações.
O quadro leve de alumínio foi projetado para ter o mínimo de soldas possível, em benefício da solidez, leveza e rigidez da estrutura. Essas escolhas provaram ser imediatamente bem-sucedidas na corrida com Alessandro Lupino, que após vencer a primeira corrida do Campeonato Italiano MX1 se tornou campeão nacional. As corridas serviram para definir a moto que entrará em produção em meados de abril e será o melhor banco de testes para o desenvolvimento contínuo da Desmo450 MX e todos os modelos que farão parte da linha.
A Desmo450 MX também representa uma estreia no segmento em termos de eletrônica. Na verdade, é a primeira moto de motocross do mundo equipada com um sistema de Controle de Tração capaz de definir com precisão o deslizamento real da roda traseira. Este sistema identifica as fases de pilotagem nas quais não deve ser ativado para não limitar o desempenho da moto. Finalmente, o Controle de Tração Desmo450 MX Ducati pode ser desativado instantaneamente pelo piloto em situações em que é necessário fazer uso de todo o desempenho do motor, para ser reativado automaticamente logo depois.
A moto, que já está disponível para encomenda em revendedores selecionados, chegará à Europa a partir de junho e, posteriormente, aos Estados Unidos e ao resto do mundo.
Características
Motor monocilíndrico Desmo450, 449,6 cc
Potência máxima de 63,5 cv a 9.400 rpm, Torque máximo de 53,5 Nm a 7.500 rpm
Quadro de alumínio Twin-spar
Tanque de combustível de 7,2 litros
Garfos invertidos Showa de 49 mm, totalmente ajustáveis, curso de 310 mm e revestimento Kashima nas pernas do garfo
Monoamortecedor Showa totalmente ajustável, curso da roda de 301 mm
Braço oscilante em alumínio fundido
Sistema de freios Brembo com discos Galfer simples, 260 mm (dianteiro) e 240 mm (traseiro)
Pneus Pirelli Scorpion MX32 Mid-Soft, 80/100-21” e 110/90-19”
Transmissão final por corrente DID
Aros de alumínio Takasago Excel com raios Alpina, 21” x 1,60” e 19” x 2,15”
2 modos de potência, 2 modos de pilotagem
Modos de pilotagem configuráveis por meio do aplicativo acessório X-Link
Pacote eletrônico de nova geração com Ducati Traction Control (DTC); Power Launch; Quick Shift, Engine Brake Control.
Comments