Buscar: Em:
Brasileiro de Enduro 2018 tem início neste fim de semana em Itupeva (SP)
 

  
Luiz Fratini  
15/03/2018

Está tudo pronto para os motores das motocicletas roncarem no Brasileiro de Enduro FIM 2018. A abertura do campeonato será realizada neste final de semana (17 e 18) no Shopping SerrAzul, em Itupeva (SP), com acesso livre ao público. A briga pelos títulos envolve as categorias E1, E2, E3, EJúnior, E35, E40, E45, E50, ELight, EAmador, EFeminina e Enduro GP, para os competidores mais rápidos.

Os pilotos das principais equipes do país estão confirmados no evento e em contagem regressiva para acelerar. A concorrência nunca esteve tão acirrada. Além das equipes tradicionais, como a Honda Racing e as satélites Sacramento KTM Racing e Orange BH KTM Racing, o campeonato passa a contar com mais um time oficial de fábrica, a Yamaha O2 BH Racing.

“O profissionalismo do campeonato cresce a cada ano. A chegada de mais uma equipe de fábrica é resultado desse processo, bem como a fidelização dos nossos patrocinadores. Sem dúvidas, quem ganha com tudo isso é o esporte. A edição 2018 do Brasileiro de Enduro vai entrar para a história”, garantiu Maurício Brandão, diretor da modalidade na Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).

Equipes a postos – A Yamaha O2 BH Racing contará com os pilotos mineiros Rômulo Bottrel (atual campeão da categoria E3) e Ronald Santi (E4) e com o capixaba Patrik Capila (EJúnior). Para a abertura, confirmou reforço de peso do português Luis Oliveira (E2), campeão brasileiro em 2018 e em 2014 pela Honda Racing. “O campeonato está no caminho certo, com grandes equipes e as fábricas presentes nas disputas. A Yamaha O2 BH Racing chega para brigar pelos títulos e com muito apetite, já que o projeto é de no mínimo três anos”, revelou Carlos Augusto Constantino, o Guto, chefe do time.

A Honda Racing aposta no talento dos pilotos Júlio Ferreira (E2), de Minas Gerais, Gabriel Soares (E1), de São Paulo, e Nicolas Rodrigues (E1), do Rio de Janeiro. “Estamos na luta pelos principais títulos do Brasileiro de Enduro e esperamos uma ótima temporada, ainda mais porque o campeonato tem crescido muito. Vamos aproveitar para analisar o nível dos adversários na abertura”, explicou o chefe de equipe Felipe Zanol.

Já a Sacramento KTM Racing convocou 10 pilotos. Além do experiente gaúcho Gustavo Pellin (E2), tem como destaques o mineiro Vinícius da Silva “Musa” (EJúnior) e a gaúcha Maiara Basso (EFeminina), ambos estreantes no time. “Temos chances e vamos brigar pelos títulos das categorias em disputa. O Brasileiro de Enduro FIM vai começar muito forte e com espaço para os novos talentos”, comentou o chefe de equipe Fábio Campos. Ele também é responsável pelo projeto “Enduro Para Todos”, que visa a entrada de pilotos amadores para o esporte e vai agitar a etapa inicial do campeonato.

Outra forte candidata é a equipe Orange BH KTM Racing, que traz o capixaba Bruno Crivilin (E1) e o paulista Vinícius Calafati (E2). O time também está a cargo do chefe de equipe Guto Constantino, do Grupo Orange BH. “A nossa estratégia foi diminuir o número de pilotos, mas aumentar consideravelmente os investimentos em infraestrutura. As nossas chances são reais nas duas categorias e vamos fazer o máximo para conquistar os títulos”, acrescentou.

A satélite Honda Moto Litoral segue como a principal força do Espírito Santo. “Temos seis pilotos esse ano. O Tiago Wernersbach defende o título da ELight e a Marcely Cazadini, que veio do Motocross, vai acelerar na EFeminina, entre outras novidades. A movimentação está grande entre as equipes, o que reflete o prestígio do Brasileiro de Enduro”, afirmou o chefe de equipe Antônio Carlos Lima Filho, o Tatau.

A fábrica italiana Beta também terá uma equipe satélite, representada pelo piloto Victor Miranda na classe E2. “Estou bastante motivado e com foco na categoria Enduro GP. A meta é estar sempre entre os mais velozes do campeonato”, disse o mineiro. Vinda do Rio Grande do Sul, a equipe Sócramento acelera com 11 pilotos – incluindo o atual campeão da E50, Roberto Theodoro. “Estamos com uma estrutura ainda melhor para 2018 e o Brasileiro de Enduro vai ser de arrebentar”, concluiu Marcos Benvenutti, chefe de equipe da Sócramento. 

Programação - Abertura do Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 
Local: Shopping SerrAzul, no KM 72 da Rodovia dos Bandeirantes, em Itupeva (SP) 
Entrada franca
 

17/3 – Sábado 
Das 7h às 9h50 – Vistoria técnica e entrada das motos no Parque Fechado
9h20 – Cerimônia de entrega das medalhas da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) aos pilotos que participaram do International Six Days Enduro 2017 
9h30 – Briefing da prova 
10h – Largada dos dois primeiros pilotos 
17h30 – Término da entrada de motocicletas no Parque Fechado 
20h – Divulgação dos resultados oficiais do dia no Restaurante Sacramento 

18/3 – Domingo  
9h – Largada dos dois primeiros pilotos 
15h30 – Abertura do Parque Fechado 
16h – Horário máximo para chegada dos pilotos 
18h – Divulgação dos resultados oficiais no Hall do Shopping SerrAzul.


O Campeonato Brasileiro de Enduro FIM 2018 é patrocinado por Rinaldi, Yamaha, ASW, Tech Ride, Edgers, MR Pro Braces, Jeri Aventure Ride, KTM Sacramento, O2BH Yamaha, Motorex e Sig Visual.


Deixe seu comentário sobre a notícia

Seu nome/apelido:
Seu comentário:
Digite o que você vê na imagem abaixo: *